terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Helder é filho de Jader Barbalho e perdeu disputa por governo do PA




 Helder Barbalho (Foto: Reprodução/TV Liberal)
 Indicado nesta terça-feira (23) pela presidente Dilma Rousseff para assumir a Secretaria da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho é filho do ex-governador e ex-senador Jader Barbalho, que responde a seis  ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF) e renunciou ao mandato parlamentar em 2001 devido a denúncias de que teria desviado verbas liberadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
Filiado ao PMDB desde 1997, Helder perdeu para Simão Jatene (PSDB) as eleições de outubro para o governo do Pará. O peemdebista tem 35 anos e o cargo público mais alto que exerceu até hoje foi o de prefeito da cidade de Ananindeua, no Pará.
Apesar de contar com o apoio e o peso político do sobrenome “Barbalho”, Helder tentou se “descolar” da imagem do pai durante a campanha pelo governo do Pará e procurou passar a ideia de que promoveria “mudanças”.  Jader participou de poucos atos públicos e vídeos de campanha do filho. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiou a candidatura de Helder e pediu votos para o peemedebista em várias propagandas eleitorais.
O futuro ministro é formado em administração pela Universidade da Amazônia (Unama). Ele exerceu o primeiro cargo público como vereador de Ananindeua (PA), em 2000. Em 2002, elegeu-se deputado estadual no Pará e três anos depois, em 2005, foi eleito prefeito de Ananindeua em 2005, e reeleito em 2009.
Em 2012, assumiu a vice-presidência do PMDB no Pará. Helder é casado e tem dois filhos. Além da atuação política, comanda um programa de rádio no Pará.

Fonte- g1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

VIDEOS

Loading...