quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Exército israelense se prepara para possível confronto com a Síria

Mapa de Israel

O Exército de Israel prepara-se para um possível confronto armado com a Síria em setembro, informou nesta quinta-feira o diário israelense "Ha'aretz".
As Forças de Defesa israelenses acreditam que, se em setembro --após a solicitação dos palestinos à ONU de seu reconhecimento como Estado independente-- centenas de palestinos da Síria tentarem entrar no território ocupado por Israel das Colinas de Golã, como aconteceu em maio e junho, o ditador sírio Bashar al Assad pode enviar seus militares à zona.
Segundo indica o diário, a atual tensão na Síria, com protestos populares que o Exército reprime com violência há cinco meses, pode levar Assad a buscar um enfrentamento fronteiriço para distrair a atenção interna e as críticas internacionais.
O Exército israelense também treina para a possibilidade de que em setembro haja grandes protestos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental.
Os militares israelenses se preparam para utilizar sobretudo armas não letais de controle de massas, e consideram que, se houver violência na Cisjordânia, não será necessário enviar tanques, uma vez que já não existem as redes terroristas e as armas que havia na região durante a Segunda Intifada, indica o correspondente militar do "Ha'aretz".
O Exército também considera a possibilidade de confrontos nas fronteiras com o Líbano e a Faixa de Gaza.


Fonte: Folha de SP

0 comentários:

Postar um comentário

VIDEOS

Loading...