Após temporal, Cantareira sobe pela primeira vez após oito meses


Nível do Cantareira subiu após as chuvas que atingiram SP nos últimos dias 

Depois das fortes chuvas dos últimos dias, o nível do sistema Cantareira subiu nesta quarta-feira (24). Segundo dados da Sabesp, o reservatório opera com 7% de sua capacidade. Na terça-feira (23), era 6,7%.
A última vez na qual a régua do manancial não registrou queda nem permaneceu estável em relação ao dia anterior foi em 16 de abril.
Desde então, a ampliação ocorreu apenas de forma artificial, por causa do bombeamento das águas do volume morto para as suas represas.
O sistema é responsável pelo atendimento de 6,5 milhões de pessoas -no início da crise, eram 8,8 milhões.
No Cantareira, choveu 140 mm neste mês até agora sendo que a média história é de 220,9 mm.
Os reservatórios do Alto Tietê e Guarapiranga também tiveram alta nesta quarta. O primeiro passou de 10,5% de terça para 11,1% agora enquanto o segundo subiu de 36,6% para 38,3%.
Os mananciais Rio Grande, Rio Claro e Alto Cotia também tiveram alta nos índices. Apesar disso, a Sabesp pede que a população continue colaborando com a economia de água e evitando o desperdício.
PREVISÃO
A chuva deve continuar nos próximos dias, mas de maneira mais moderada do que foi nos últimos dias. Nesta quarta-feira, haverá apenas chuviscos isolados e as temperaturas devem oscilar entre 16,6ºC e 23ºC.
Na quinta-feira (25), o sol aparece entre nuvens e a previsão de pancadas isoladas de chuva. Na sexta (26), a previsão é de sol e temperaturas em elevação podendo chegar a 29ºC. No final do dia, no entanto, devem ocorrer pancadas de chuva.
TAXA EXTRA
Em meio à estiagem e com os principais reservatórios sob risco de colapso, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu na semana passada cobrar sobretaxa na conta de água dos "gastões", como o governador paulista chama os que desperdiçam.
A medida afetaria aqueles que ampliarem o consumo de água em relação à média de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, mas só valerá depois de uma audiência pública marcada para o final do mês pela Arsesp (agência reguladora estadual de saneamento).
Pela proposta, quem tiver um aumento de consumo igual ou menor que 20% em relação à média terá acréscimo de 20% na conta. Já os consumidores que gastarem acima de 20% em relação a sua média terão ônus de 50% na conta. 

Fonte: folha de SP

Postar um comentário

0 Comentários